A visita teve início por volta das 10 horas e o primeiro local visitado foi a Vila Romana de São Cucufate que é hoje considerada monumento nacional. Esta construção representa uma gigantesca casa agrícola da época romana, com um sistema de abastecimento de água e irrigação próprios e ainda bem visíveis. A casa agrícola era composta pela zona residencial do proprietário, habitações dos seus escravos, armazém, adega, celeiro, lagar, termas e um jardim. Já em Vila de Frades, e na sequência da primeira parte da visita, os alunos visitaram a casa do Arco onde puderam observar o espólio arqueológico da Vila Romana de São Cucufate.
Ao final da manhã, a turma visitou a Adega Museu Cella Vinaria Antiqua que se traduz do latim “Adega de Vinho Histórica” este espaço resultou da recuperação de uma adega que nos permite viajar até ao tempo em que os Romanos trouxeram, para o Alentejo, a produção de vinho de talha. É um projeto da Honrado Vineyards que se foca em particular na produção artesanal de vinho da talha com técnicas do período Romano na Península Ibérica.
Esta visita revelou-se bastante interessante e superou as expetativas. A docente e os alunos agradecem o profissionalismo e a simpatia da guia que nos acompanhou durante a visita às ruínas de São Cucufate e ao Senhor António Honrado - proprietário da Adega Museu.
A Professora
Alice Ramos