Neste presente ano letivo, surgiu novamente o desejo de participar, com a turma A do 7º ano de escolaridade, contudo, cientes que podíamos elevar a fasquia da qualidade de um ponto de vista técnico, solicitamos a ajuda do técnico João Batalha para captação de imagens e recolha/tratamento de som, recurso cedido amavelmente pela CMP. Tendo uma aluna na turma com essa patologia, procurámos focar a rotina escolar da mesma agregando-a ao tema deste ano “Diabetes: Educação para Proteger o Amanhã”. Este vídeo procurou promover a consciência e aceitação, mostrando que, mesmo enfrentando desafios, é possível viver com otimismo e determinação, tendo como objetivos “Destacar a importância da empatia e compreensão em relação a condições de saúde invisíveis” e “Educar a comunidade educativa sobre a diabetes, abordando a patologia de forma leve e otimista”.
Esta iniciativa visa estimular a criatividade dos jovens estudantes de modo a desenvolverem conhecimentos sobre a diabetes, envolvendo concretamente as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Espanhol, Inglês, Físico-Química e Português, em articulação com o Programa de Educação para a Saúde (PES) e a UCC de Portel.
A equipa d'O Açordas agradece a colaboração das professoras Elisabete Conceição, Paula Rêgo, Patrícia Vieira e Sónia Silva.