A sessão teve como propósito dotar os alunos de conhecimentos, essencialmente de caráter prático, que lhes permitam atuar face a situações de emergência nomeadamente de Paragem Cardiorrespiratória (PCR).
No decurso da atividade, e de modo a proporcionar aos alunos uma aprendizagem ativa, foram simuladas situações de emergência durante as quais os alunos efetuaram o conjunto de procedimentos vitais que o cidadão comum deve seguir para reanimar uma vítima em PCR. Destes procedimentos fazem parte a abordagem à vítima em colapso com ligação para o 112 e a reanimação da vítima com realização de compressões torácicas e insuflações.
Os objetivos definidos foram plenamente atingidos. Os alunos compreenderam que: qualquer cidadão pode agir e salvar uma vida se tiver conhecimentos de Suporte Básico de Vida e que a probabilidade de sobrevivência da vítima depende grandemente dos procedimentos executados pelo cidadão comum.
A professora Alice Ramos agradece a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Portel que gentilmente acederam ao convite para virem à Escola realizar esta atividade.
Professora Alice Ramos