As dinâmicas apresentadas nas sessões, de caráter expositivo e interativo, tiveram uma boa recetividade por parte dos alunos. Estes aprenderam a ajudar-apoiar as pessoas que têm perturbações mentais, foram alertados também para a atenção que devem ter relativamente aos sintomas e sinais associados a estas doenças.
As responsáveis pela implementação destas sessões transmitiram, de uma forma apelativa, estratégias para diminuir o agravamento destas doenças, por exemplo:
- Praticar exercício físico; ter uma alimentação saudável; sono regulado; fazer atividades de que gostamos (ler, jogar, pescar, andar de bicicleta)
- Praticar exercícios de respiração seguindo o exemplo que nos foi dado.
- Estar mais sensibilizado para os sinais e sintomas e adquirir conhecimentos que permitam ajudar os amigos sempre que necessário.
Ao longo das 3 sessões foram ainda realizados trabalhos de grupo, para aplicação dos conhecimentos adquiridos, permitindo deste modo, que os alunos ficassem sensibilizados para o tema e estejam alertados para sintomas que possam desenvolver e, assim, poderem combatê-los, ficando também capacitados para ajudar pessoas com problemas ou distúrbios mentais.
Alunos das turmas de 8º ano
Coordenadora do PES
Coordenadora de Cidadania