Na disciplina de História, e no âmbito do estudo da Arte Renascentista, os alunos escolheram como modelo a obra de arte de Leonardo da Vinci: Gioconda, e “reinventaram-na” usando a sua criatividade. Os trabalhos foram feitos individualmente e tendo como suporte o papel ou aplicações informáticas.
Na disciplina de Educação Visual abordou-se esta temática através do desenho em perspetiva com pontos de fuga, muito característico do período Renascentista. Posteriormente realizaram-se registos fotográficos onde se brincou com esta noção, tendo os alunos procurado utilizar jogos de escalas que produzissem um efeito surpreendente ou incomum. De seguida, as imagens fotográficas foram trabalhadas através do recorte, colagem e pintura, de forma a conseguir o melhor resultado plástico e produzir cenários um pouco estranhos e intrigantes. Estes trabalhos foram digitalizados e enviados para os docentes de Português e TIC, para que o projeto se pudesse continuar a desenvolver.
Na disciplina de Português, e com base nas imagens criadas, procedeu-se à redação de textos narrativos, individuais, que ilustrassem a oposição entre o ser e o parecer. O desafio foi muito grande, mas os alunos superaram-no. Produziram os textos mais criativos e surpreendentes que se possa imaginar, dando asas à imaginação e mostrando um espírito crítico e um sentido de humor bastante apurados.
Finalmente, estes mesmos textos foram transcritos para Word, na disciplina de TIC, permitindo que fossem lidos e apresentados em formato digital.
É de salientar que a última parte deste projeto se desenvolveu já durante o período E@D, em pleno estado de confinamento. E isto demonstra como, com alguma articulação, empenho e com o auxílio das tecnologias, se podem ultrapassar quase todas as distâncias e dificuldades.
Aqui vos deixamos os trabalhos produzidos, para que os possam apreciar...
Os professores de História, Educação Visual, Português e TIC, Paula Marques, Ana Santos, Patrícia Vieira e José Marques.