Durante os cinco dias de permanência em terras eslovacas, os alunos e professores portugueses conheceram uma realidade escolar diferente da sua e estiveram envolvidos em várias atividades na escola anfitriã, onde se partilharam hábitos, costumes, danças e cantares da Eslováquia.
Do programa de visita destacam-se ainda as visitas ao castelo Stara Lubovna e às grutas Belianska nas Montanhas Tatras, bem como, a oportunidade de conhecer a gastronomia e o folclore típicos da Eslováquia numa festa organizada na escola Základná škola (de Pečovská Nová Ves), que contou com a presença dos alunos, pais e professores.
No último dia do encontro, foram plantadas várias árvores na área envolvente da escola pelos representantes dos diferentes países parceiros do projeto, que cumpre assim um dos seus principais objetivos: sensibilizar a comunidade educativa para a preservação e equilíbrio do meio ambiente.
Mais uma vez, este programa de mobilidade e de intercâmbio entre escolas europeias constituiu uma excelente oportunidade para os alunos do nosso Agrupamento reforçarem a sua consciência e cidadania europeias e sensibilizá-los para a diversidade cultural.
Professora Carla Valente