Açordas
Jornal do AEP
  • 1ª Página
  • Papa - Açordas

Final do Ano Lectivo

14/6/2011

 
Picture
Estas são imagens da Festa de Encerramento do Ano Lectivo:
Este ano, vamos terminar as aulas no dia 22 de Junho.
Para sabermos o que se vai passar, ao longo dos últimos dias, decidimos entrevistar a Professora Cristina Quitéria.

Boa tarde professora Cristina, nós somos repórteres do Açordas e gostaríamos de lhe fazer algumas perguntas em relação às actividades a decorrer na última semana de aulas.
1-P: Que tipo de actividades vão decorrer na última semana de aulas?
R: Vai haver um Peddy Paper dos 6º anos.
Também se vão realizar os torneios inter-turmas, na quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 e também dias 20 e 21.
Haverá também, como habitualmente acontece, a festa de final de ano.
2-P: Qual a intervenção do PES na última semana de aulas?
R: O PES irá ter uma participação no Peddy Paper.
3-P: Vai haver demonstrações do grupo de dança escolar?
R: Sim.
4- E do grupo de ginástica acrobática?
R: Também. Ambos vão actuar dia 22, na festa de final de ano.
Obrigado professora.
Repórteres do Açordas: Laura Rebolo e Miguel Beijinho - 8.ºA



Concurso "A minha escola e o VIH/SIDA 2010/2011"

Este ano lectivo, no âmbito do PES, algumas das turmas da escola participaram no Concurso "A minha escola e o VIH/SIDA 2010/2011". O 8.ºA realizou um video que será apresentado na festa de encerramento do ano lectivo. Aqui o publicamos, para que possam apreciar.


PES - Alimentação Saudável

Sobre a alimentação, o 8.º A realizou um anúncio publicitário sobre a maçã.
Também o poderão ver no final do ano.


CREMILDE – Centro de recursos Móvel – Informação, Lazer, Desporto e Educação.

No ano lectivo 2010/2011 a CREMILDE encontra-se no seu 5º ano de actividade, foram já realizadas, até à presente data, cinquenta e três rondas com diferentes temáticas, abrangendo todas as escolas e jardins de infância do concelho de Portel.
As rondas são organizadas de acordo com as orientações curriculares para o ensino pré-escolar, com o currículo do 1.º Ciclo e com o plano de actividades do Agrupamento Vertical de Portel. Estas actividades, sendo as mesmas para todas as crianças, têm níveis de aprofundamento diferentes, consoante as idades das crianças e estão ligadas entre si.
As Ciências Experimentais e as Tecnologias de Informação e Comunicação continuam a ser a aposta da CREMILDE ao longo deste ano lectivo.
Sendo as TIC um extraordinário instrumento para aprender e criar, procuramos desenvolver actividades diversas, nomeadamente a exploração de sites didáctico/ pedagógicos, programas disponíveis no computador, CD's roms com software educativo, efectuando pesquisas e promovendo a utilização do computador/internet de forma segura, sendo, sempre que possível, utilizados os computadores Magalhães.
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido em anos anteriores, na área da multimédia, mantemos a actualização e a manutenção dos blogs de todos os estabelecimentos de ensino, do blog da CREMILDE, assim como do site: http://cremilde.cm-portel.pt de forma a partilhar e divulgar as actividades realizadas.
Apostando na divulgação, a CREMILDE continua a aderir a algumas redes sociais mais utilizadas actualmente, facebook, twitter, e ainda a outras mais ligadas à área da educação e desenvolvimento de projectos, o e-twinning, tendo sido também efectuadas candidaturas ao e-Learning Awards.
Por outro lado as actividades na área da ciência experimental oferecem a possibilidade à criança de contactar de perto com materiais científicos e técnicas de laboratório que visam a interpretação de fenómenos naturais, na óptica de relacionar os conceitos apreendidos na escola, não só no âmbito do plano de estudos mas também do seu dia-a-dia.
Para além do seu trabalho lectivo, a CREMILDE continua a trabalhar a sua vertente comunitária, dinamizando e colaborando em diversas iniciativas tais como: “Férias de Verão com a CREMILDE”, Feira do Montado, Mês da Criança. Destas actividades destacamos as férias do Verão, uma vez que é a que tem um maior impacto junto da população do concelho, dedicando uma semana de actividades a cada uma das freguesias, dessas actividades destacamos a canoagem, o btt e o cinema ao ar livre.
Ao longo destes anos podemos afirmar que a Cremilde marcou a sua posição dentro do quadro de aprendizagens dos alunos deste concelho, sendo por eles referenciada aquando inquiridos formal ou informalmente sobre as actividades que desenvolvem no período lectivo.
Apostar na novidade, na descoberta, no gosto pela pesquisa, pela participação e partilha, continuam a ser os grandes marcos da acção CREMILDE. Enriquecer, diversificar e facultar, os desafios desta equipa pedagógica.
Pelas crianças do concelho de Portel, por uma educação melhorada, diferenciada e inovadora.
Para mais informações e esclarecimentos, visite o site www.cremilde.cm-portel.pt.

Responsáveis pela CREMILDE - Saudade Roxo e Paula Fonte-Santa

Visita a Reguengos de Monsaraz - GNR

14/6/2011

 
Como o vento que estava no dia 07 do mês de Junho do ano de 2011, levando as últimas folhas de Outono e algumas de Verão a baloiçar por Portugal, também nós fomos baloiçando pelo vento até Reguengos de Monsaraz.
Chegados a Reguengos, onde fomos de início visitar o quartel da GNR de Reguengos, fomos recebidos pela guarda Maria João, pelo Guarda Godinho e pelo Cabo Ramos da Cinotecnia. De seguida visitámos os canis do destacamento territorial de Reguengos, onde estavam o Yuri, a Lara entre outros. Após as apresentações dos cães vimos uma demonstração com a Lara e o Yuri, em que percebemos que os cães não vão à procura dos explosivos mas sim do brinquedo. A sessão com a Lara foi espectacular. Vimos como uma cadela tão meiga, se transforma quando fica em situação de alerta e obedece às indicações do dono.
Após estas demonstrações, o Tenente do Destacamento veio até nós para nos alertar para os perigos como o bulliyng e para o trabalho da Guarda Nacional Republicana na vida das populações.
Mais diversão chegou alguns minutos depois, onde aprendemos técnicas de defesa, sem que agridamos a pessoa que nos está a agredir, pelas mãos do guarda Vilaranda que também no início nos pregou alguns sustos, especialmente na queda simulada que proporcionou e que nos deu algumas lições de vida como a de atravessar a esquina, com demonstrações com alguns alunos e com o Guarda Godinho, onde nos divertimos muito, mas estes momentos de diversão tiveram de seguida o momento da sensibilização e da responsabilidade para nos tornarmos melhores cidadãos.
Como as barriguinhas já estavam a dar horas, rumámos até ao jardim Público de Reguengos, onde comemos e recordámos os tempos da nossa infância andando nos baloiços e no escorrega, de seguida partimos até à Marina da Amieira, onde parámos para refrescar um pouco o espírito comendo gelados ou granizados, houve alguns problemas com os granizados de coca-cola, mas no final tudo se resolveu.
Para recordação ficaram as fotografias, mas esperamos outra assim!
Repórter do Açordas: Raquel Cetra - 8.ºB


Rádio Escolar "Tal e Qual"

14/6/2011

 
Picture
O caminho faz-se caminhando…
A mais recente atracção da escola nasceu há pouco mais de dois meses e é já um caso de enorme sucesso/surpresa. A Rádio Escolar Tal e Qual conta já com quarenta e sete colaboradores (5º a 9º anos). Diariamente a rádio divulga diversos programas dedicados à música (Música 4ever, Tuga Pop, New Cifras, Metal Magazine, Portugalmente), rubricas reservadas a entrevistas (A Voz do Estudante, Direito à Palavra). As diversas actividades desenvolvidas na escola ocupam um lugar de destaque. Recentemente, durante a Semana da Saúde, a rádio enviou os seus repórteres para a rua a fim de efectuarem a cobertura de todas as actividades.
Pretendemos que a rádio aproxime a comunidade escolar e proporcione um espaço de partilha de ideias e cultura.
Estamos muito satisfeitos com este grau de adesão por parte dos alunos, e para que se mantenham connosco, se sintam apoiados e sobretudo evoluam como animadores de rádio tencionamos realizar no próximo período um workshop sobre Técnicas de Apresentação de Programas.  Torna-se importante que os animadores consigam libertar alguns “fantasmas” que se criam quando se pensa em falar em público; saibam controlar os nervos; saibam como utilizar a respiração; explorar as potencialidades da voz, entre outros. 
A nossa “emissora” pretende ser a voz de todos.
Professora Cristina Costa

Projecto COMENIUS

Notícia publicada no Diário do Sul
sobre deslocação à Grécia.
Picture

Portel em Espanhol - Conheçam a nossa terra em castelhano...

14/6/2011

 
¡Buenos días Portel!
Portel… en una primera mirada  vemos una villa muy bella y que nos parece un local perfecto para explotar.
Bueno, si te gusta una vida tranquila, estamos ciertos de que Portel es lo que buscas, si por otro lado, la agitación de una ciudad es lo que procuras quizá Portel no sea tan atrayente.
En este texto te vamos a mostrar lo que Portel tiene de mejor y podemos empezar hablando de su magnífico castillo que tiene una vista para la villa impresionante.
Portel, tiene muchos jardines donde puedes pasear, descansar, estar con tus amigos y quizá hacer un picnic.
Después de un día bien pasado, paseando, conociendo las iglesias y aprovechando nuestras tardes soleadas, te dejamos el consejo de ir al cine, ver una película que te encante…
A pesar de la vida calma que tenemos, el día empieza muy temprano, porque muchas personas trabajan en el campo y por eso se le levantan a las cinco o seis de la mañana, terminando muchas veces  a las seis de la tarde.
Para nosotros, los jóvenes, la escuela  empieza a las nueve menos cuarto, y sigue hasta mediodía, hora en que vamos a tomar el almuerzo. Hablando de comida, estamos ciertos que,  con todas las delicias de nuestra cocina,  vas a quedarte un poco gordito, pero… no te preocupes… podrás perder todos esos quilos en nuestro gimnasio o entonces andando en tu bicicleta alrededor de la villa, en los nuevos paseos que han sido construidos.
Después de las clases, que terminan a las cinco, los jóvenes tienen muchas actividades disponibles para frecuentar: baloncesto, teatro, danza, violines…
Como puedes concluir, nosotros somos muy activos y  aunque vivamos en una villa sosegada, las personas están siempre haciendo algo, y mismo por la noche las personas están en la calle hablando y conviviendo.
Bueno, si quieres conocer personas muy amables y lugares estupendos, nosotros te esperamos, pues tenemos eso todo en nuestra villa, ¡Portel!
Fin
Ana Repas; Helena Ramos; André Rendeiro; Ricardo Brancas - 8.ºA

Portel es una villa muy bonita. Tiene lugares mágicos y muy interesantes para descubrir. Un sitio muy bonito para visitar es el “Castelo de Portel” donde podemos ver la mayor parte de la villa.
Portel es una villa con poco movimiento, es calma y las personas son muy amables.
Hay muchos sitios para explotar, tales como “O Parque da Matriz”, “O Parque DrºFrança”, “O Parque do Rossio” y “Moinhos de Sta.Catarina”.
Hay museos muy interesantes con antigüedades. El “Museo da Freguesia” es lo que tiene más antigüedades, incluso porque la mayoría de las piezas expuestas son de ciudadanos de Portel.
Visitar Portel es lo mismo que escuchar una historia… pues todos los lugares tienen un acontecimiento que marcó la villa.
Laura Rebolo, Bruno Fernandes , Patrícia Lúcio  e André Chaveiro - 8.ºA

¡Buenos Días Portel!
Vamos a hablarte un poco sobre Portel. Portel es una villa tranquila, pero donde se puede hacer muchas cosas. Como por ejemplo, ir a la piscina, al parque, entre muchas otras cosas.
Nosotros también tenemos un campo de fútbol, donde se puede jugar.
Nuestra escuela es bonita, tiene muchos espacios verdes y tenemos los cuatro edificios donde tenemos las clases.
Los extranjeros normalmente se quedan en el Hotel Rural que es muy agradable y bonito.
Por fin, una de las cosas más bonitas en Portel es nuestro castillo, que es el punto más alto de la villa, y que se puede ver desde la entrada de Portel.
¡Visita Portel, haz muchas actividades y diviértete mucho!
Tatiana Repas  Nº17, Daniela Carapeto  Nº7, Luís Henriques  Nº10, Nuno Rosário  Nº12, Vítor Pedroso  Nº19 -  8ºA

¡Buenos días, Portel!
Cuando se pasa un día en Portel, podemos visitar varios sitios y lugares.
En la entrada del castillo hay una estatua de Nuno Álvares Pereira, montado en su caballo con su espada.
 Después tenemos varios parques donde se puede disfrutar de la naturaleza y disfrutar del aire fresco, tenemos el “Parque da Matriz”, el “Parque do Rossio” y el “Parque Dr. França”.
 A continuación,  podemos  visitar cafés y restaurantes, como el “15É” y la “Hospedaria”.
También disponemos de las piscinas, donde podremos refrescarnos en verano.
 Está también el Hotel Rural, donde nos quedamos si queremos pasar unas vacaciones aquí.
Ana Liberal nº2, Catarina Cândido nº6, Miguel Beijinho nº11, Rafael Ferro nº14 - 8ºA



Ténis de Mesa - Desporto Escolar

14/6/2011

 
Este ano lectivo foi um ano completo de treinos de Tenis de Mesa. Os treinos Realizaram-se à terça-feira e à quinta-feira. O professor Damásio, professor de Educação Física responsável por esta modalidade, organizou muitos torneios ao longo do ano para que os alunos pudessem praticar e melhorar o seu desempenho. Depois destes torneios, realizaram-se provas regionais em que todas as escolas da nossa região vieram a Portel para jogar com os alunos da nossa escola. No período seguinte, realizou-se cá em Portel o campeonato distrital, que incluiu todas as escolas do nosso distrito. Os alunos que se apurassem para os primeiros 8 lugares da classificação, participariam numa grande competição que envolveu todas as escolas dos distritos de Beja e Évora.
A nossa escola teve um bom desempenho neste campeonato, o André Chaveiro e o Ricardo Oliveira conseguiram ir à grande competição em Évora e ficaram em 2º Lugar em equipas. Para o primeiro ano foi muito bom.
Esta actividade do desporto escolar reuniu muitos alunos e gostávamos que para o ano continuasse.

Repórteres do Açordas: André Chaveiro e Tiago Pimenta - 8.ºA

Feira das Tradições!

14/6/2011

 
Com o sol a nascer no horizonte, na vila de Portel, o sol invadiu por entre os estores, iluminando os quadros que, pelas 8:45, iriam ter a data de 16 de Maio. Assim como o sol nasceu, nasceu também o desejo de voltar aos tempos de infância. A barreira que separava as gerações do período antigo, com a do período moderno, foi ultrapassada durante este dia pois houve actividades viradas para as tradições do concelho de Portel, dinamizadas pelos alunos de 5º e 6º ano.
Durante este dia realizaram-se jogos antigos, danças, exposições com monumentos do concelho, mas mais modernos e apelativos. Estas actividades foram também acompanhadas de pequenos workshops (nomeadamente com as profissões que infelizmente estão a desaparecer como a de sapateiro) e actividades a nível gastronómico e cultural. Estiveram presentes pessoas dos 8 aos 80 anos com a presença da Santa Casa da Misericórdia de Portel.
As actividades foram no âmbito de História, Português, Música, Geografia e Inglês. Durante toda a semana foram promovidas não só estas actividades, mas também actividades como o "Quiz", de inglês e debates no âmbito da Escravatura e de Regimes Ditatoriais Europeus.
Foi o culminar de uma semana em grande para a escola, que esperamos que se volte a repetir para passar às novas gerações os valores e a cidadania para vivermos com uma identidade.
Um novo olhar sobre as tradições e sobre o Mundo actual e antigo, arquivado para todo o sempre.
Repórter do Açordas: Raquel Cetra 8ºB

Entrevista às professoras responsáveis pela Feira das Tradições
1- R – Olá professoras! (Angélica e Susete)
P- Olá.
2- R- Como se chama esta actividade?
P- Feira das Tradições.
3- R- Como surgiu a ideia de organizar este dia?
P – É uma actividade que congrega todos os trabalhos que os alunos realizaram na área de projecto “À descoberta das tradições “
4- R- Pode explicar-nos um pouco das actividades que aconteceram?
P- Ao longo das aulas de área de projecto, os alunos fizeram uma pesquisa sobre a história de Portel. (Lendas) 
No 2º período como o tema era as danças e os cantares fizeram uma pesquisa sobre o traje tradicional que foi produzido em materiais recicláveis, depois os alunos fizeram também uma letra da música e o professor Nelson Mendes fez a música, a professora Conceição Martins ensaiou as danças típicas. Agora estamos a tratar do património.
Os trabalhos que estiveram expostos na feira foram os trabalhos dos alunos, convidámos também alguns idosos do lar da misericórdia de Portel para que os idosos demonstrassem alguns jogos tradicionais, lavores e actividades em extinção. Também houve mostra de trabalhos em cortiça e uma demonstração do ofício de sapateiro, apresentada pelo marido da professora Romana Gaudêncio.
5- R- Pensa que os alunos gostaram de participar? 
P- Sim, muito, tivemos também a participação de alguns professores.
6-R- Quais foram as turmas que dinamizaram a actividade?
P- Foram os 5º e 6ºanos.
7- R- Obrigada Professoras.
P- Obrigada nós.

Repórteres: Daniela Carapeto 8ºA e Joana Paquete 8ºB


    Arquivos

    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Junho 2011
    Maio 2011
    Abril 2011
    Março 2011
    Fevereiro 2011

    Janeiro 2010/2011
    1.º Período 2010/2011
Powered by Create your own unique website with customizable templates.