A Coordenadora do Projecto: Prof.ª Ana Mendes
Os professores Manuel Gaspar, Ana Mendes e Ana Margarida Santos participaram, entre os dias 24 e 27 de Fevereiro, no 'Teachers' Exchange Programme' previsto nas actividades do Projecto Comenius 'Sharing Culture of the Old and Present Europe' na escola RKBS de Vuurvlinder, em Haia, na Holanda. Os referidos professores leccionaram aulas a três grupos de alunos, com idades compreendidas entre os seis e os doze anos. O coordenador de departamento assegurou a leccionação de duas aulas, onde apresentou o Agrupamento e as suas actividades, e as docentes Ana Mendes e Ana Margarida Santos desenvolveram para o grupo de alunos com idades mais avançadas uma aula em conjunto, em que foi feita uma apresentação sobre Portel e sobre a arquitectura tradicional portuguesa, usando o tema dos presépios, e foi utilizada a técnica do quimigrama através da qual os alunos da escola holandesa Vuurvlinder representaram visualmente as suas impressões sobre casas portuguesas, mais especificamente, casas alentejanas e também sobre o Castelo de Portel. Os docentes, acompanhados do Director do Agrupamento, visitaram os chamados 'talents clubs’ da escola, onde os alunos desenvolvem actividades extracurriculares de vários tipos, sempre de seu interesse. No dia em que a escola comemorou o Carnaval, os docentes envolvidos no 'Teachers' Exchange Programme' participaram nas actividades que, entre outras relacionadas com a data festiva, incluíram jogos tradicionais holandeses. No final da visita, foi realizada uma reunião para discutir a planificação do campo de alunos que ocorrerá entre nove a treze de Maio.
A Coordenadora do Projecto: Prof.ª Ana Mendes Em Novembro, a nossa escola foi contactada pela Fundação Eugénio de Almeida, queriam convidar-nos a participar num projecto de “Educação através da Arte” sobre M. C. Escher.
Escher, foi um grande artista, para quem a realidade pouco importava. Ele era apaixonado pela matemática, a sua obra é plena de paradoxos visuais, ilusões de óptica, construções impossíveis, transformando a geometria numa arte. A sua arte é mágica… Como gostamos muito de visitar as exposições patentes no fórum, e pensamos que as expressões artísticas são essenciais para o desenvolvimento harmonioso do ser humano, aceitámos de imediato o convite. A partir da visita à exposição, escolhemos um aspecto da obra e trabalhámos nas nossas salas, com o apoio dos técnicos da Fundação e a participação dos professores das Actividades extra curriculares. Outro dos objectivos deste projecto era envolver as famílias e proporcionar-lhes a visita ao Fórum, dado que, de uma forma geral, não conheciam o espaço e nunca tinham ido a uma exposição. Esta foi uma faceta muito importante do projecto, possibilitar uma actividade cultural em família, e como é possível ler nos registos escritos pelos pais, foi muito importante para eles realizar esta actividade com os filhos, pais, e outros familiares. Depois de realizados as “obras de arte”, passámos à montagem da exposição (outro dos objectivos). Aprendemos como se monta uma exposição, quais os passos que é necessário dar. Gostámos muito de participar neste projecto! A nossa exposição está patente ao público ate 5ª feira, dia 24. Esperamos pela vossa visita! 22 De Março de 2011 EB1/JI de Monte do Trigo Ontem fomos ao Fórum Eugénio de Almeida.
É em Évora. Fomos ver uma exposição de quadros, de um senhor chamado Escher. A senhora que nos mostrou a exposição, chamava-se Gerónima. Tiago – os pássaros estavam todos juntos, e um quadro tinha os pássaros pretos que iam para de dia e os pássaros brancos que iam para de noite. Os lagartos eram grandes e pequenos. Carolina – os lagartos, uns estavam pretos e outros estavam brancos e outros estavam amarelos, eram bonitos… Depois quando a gente foi fazer a actividade, trouxemos de lá as coisas… João Vitorino – fomos ver magia… João Pedro – também estava um quadro com homens pretos e brancos. Os homens pretos eram antipáticos e os brancos eram simpáticos, e depois misturavam-se… Vimos uma roda com lagartos. Dinis – e a gente ia assim… ia saindo com a cabeça levantada, porque o chefe mandava, quem era o chefe era a Gerónima. Gostei do quadro do pato, era preto, azul, vermelho, branco… João Vitorino – vi um quadro grande cheio de lagartos. Os lagartos eram pretos e brancos. No quadro pequenino, os lagartos eram pretos e brancos e amarelos… Gostei mais do quadro das mãos, as mãos estavam a pintar-se uma à outra. Mas isso não é possível, porque nós não conseguimos segurar uma mão à outra quando pintamos. E gostei do quadro dos patos brancos. Depois fomos para a sala, com a Gerónima, fazer um caleidociclo, , com lagartos, peixes, animais, morcegos… Cortámos, metemos cola e depois fizemos magia… Gostámos muito de ir ao Fórum Eugénio de Almeida. 16/11/2010 EB1/JI Monte do Trigo No passado mês de Fevereiro tive a oportunidade de estar presente numa visita de estudo, organizada pela EB1/JI de Monte do Trigo, onde estive presente na companhia das minhas filhas, Joana e Margarida. Após a curta viagem de autocarro chegámos ao destino da mesma, dando inicio à visita de estudo à exposição de um pintor famoso chamado de Escher, um verdadeiro artista que fazia as suas obras baseadas em desenhos que eram impressos em telas e tinham a particularidade de serem feitas em vários materiais desde pedra madeira etc.
Depois de ouvirmos várias explicações sobre algumas obras expostas, foi-nos dado a hipótese de nós próprios, pequenos e graúdos, criarmos as nossas próprias obras-primas, que saíram muito bem. Foi gratificante estar na companhia das minhas filhas perante uma experiência como esta, espero vir a acompanhá-las sempre que participarem em acções como estas, pois é uma mais-valia para o enriquecimento de conhecimentos para as duas, uma vez que tiveram a oportunidade de estar presentes numa visita onde foram abordados vários temas que provavelmente lhe irão ser úteis para o seu futuro curricular. Agradeço o convite, e espero ter o prazer de estar presente mais vezes neste tipo de iniciativas que envolvam Educação. Pedro Fonseca No dia 23 de Março de 2011 irá decorrer mais uma caminhada, onde irão haver concursos como o de fotografia, desenho e texto e onde todos podem participar.
Devemos levar na mochila um lanche saudável e água, para uma caminhada da Primavera saudáve e para um começo de Primavera com boa saúde. O Açordas deseja a todos uma boa caminhada saudável. Depois de uma conversa com o Professor José Eusébio soubemos que:
Este projecto teve início no ano lectivo 2010-2011 e chama-se Mini hortas biológicas de Portel. Pretende-se que continue no próximo ano lectivo, e deverá ser utilizado um terreno mais adequado para facilitar o trabalho. Este projecto abrange 8 turmas da EB1/JI de Portel, nas quais 2 do pré-escolar e 6 do 1ºciclo. Com a carga horária de 90 minutos de 15 em 15 dias. Foi realizada a sementeira de Outono – Inverno, que se encontra já a reproduzir as espécies da nossa região, que já eram cultivadas pelos nossos avós. Os espaços das hortas estão divididos, formando um canteiro por cada turma. Temos coentros, ervilhas, alhos, couves, favas, batatas, espinafres, rabanetes, nabiças, cenouras e alfaces. Depois de estes produtos estarem prontos para a alimentação, pretende-se que vão para a cantina da escola, onde alunos e professores poderão provar os alimentos da horta biológica. Mais tarde irá fazer-se a sementeira de Primavera – Verão onde serão plantadas melancias, abóboras, melão, grão, feijão, etc.… Verificámos que a horta tinha vários espantalhos para afugentarem as aves das plantações. Estes espantalhos foram realizados por cada uma das turmas intervenientes no projecto. Curiosidade: Para que servem as hortas? As hortas servem para que os miúdos, desde novos, saibam de onde provem os alimentos e não pensem que vem dos supermercados. Repórteres do Açordas - 9.º ano No dia 11 de Março decorreu a ExpoArroz, na sala multiusos do pavilhão Gimnodesportivo, apresentada pelos alunos do 7º ano. Inserida nesta iniciativa realizou-se um desfile sobre casamentos chineses, indianos e portugueses. Houve bebidas, comida e muita diversão. Todos gostaram de passar ali, aquele bocadinho da noite. Também houve muita gente a tirar fotografias e a aplaudir.
No fim, todos gostaram muito, alunos como professores e pais, foi um dia para recordar. Repórteres do Açordas – 7º Ano No passado dia 14 de Março de 2011, teve lugar na Escola D. João de Portel uma atividade designada “ Encontro com a escritora Luísa Ducla Soares” que contou com a colaboração da Equipa da BE, Professores do Pré- Escolar, Professores do 1º Ciclo, Professores do 5º e 6º ano dos Departamentos de Língua Portuguesa e de EVT. Pelas 9h30, a autora visitou a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos baseados nas suas obras. Pelas 10 horas, a escritora seguiu para o Auditório Municipal para realizar uma sessão com os meninos do Pré-Escolar; aí dinamizou a leitura de algumas lengalengas, muito do agrado das nossas crianças, seguindo-se uma pequena sessão de autógrafos. Pelas 11 horas, Luísa Ducla Soares recebeu os meninos do 1º Ciclo; nessa altura, a escritora respondeu a algumas questões colocadas pelos alunos que depois ouviram um CD com a história do Abecedário Maluco. Estes meninos reagiram de uma forma entusiástica ao convívio com a autora. Da parte da tarde, pelas 14 horas, foi a vez de os alunos dos 5º e 6º anos colocarem algumas questões às quais a escritora respondeu simpaticamente. A professora Elsa Costa apresentou um PowerPoint sobre a história do Sultão Solimão e o criado Maldonado pelo qual a escritora demonstrou bastante agrado. Houve também alguns alunos dos professores Pedro Moreira e Susete Petronilo que leram poemas que foram recriados a partir dos poemas da autora. No dia 19 de Fevereiro de 2011, a antiga banda “Libidos” que agora se chama “Outr'hora Carmim “ estiveram presentes na 1ª Edição do Concurso de Bandas de Portel, no espaço Café Concerto, para mostrarem o seu projecto a quem o desconhece, e novas músicas para quem já conhecia a banda. Os “Outr'hora Carmim” são uma banda constituida por 5 elementos, na qual existe uma rapariga. Para quem os quiser visitar, a banda tem uma página na internet http://www.myspace.com/outrhoracarmim, na qual constam vídeos, músicas, fotografias, etc. Na página também podem deixar comentários. Um concerto bastante interessante porque é uma banda da actualidade, constituída por jovens de escolas de Évora. O nome “Outr'hora Carmim” surge porque é uma cor, o vermelho e outra hora da noite, que significa que, a cor da noite é o vermelho, o nome teve a alteração há pouco tempo, como referiam os elementos da banda ao público, ali presente. Repórter do Açordas: Vera Silva |
Arquivos
Junho 2014
|