O Agrupamento Vertical de Portel continua a apostar em candidaturas ao subprograma Comenius, Parcerias Multilaterais entre Escolas, incluído no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, um programa europeu no domínio da educação. Portugal está entre os sete países que participam no projeto denominado “A Green World for Everybody”, (Croácia, Espanha, Grécia, Polónia, Portugal, República Checa e Turquia) aprovado em julho de 2012, para um funcionamento de dois anos letivos (2012-2013 e 2013-2014), cujo tema é dedicado ao grande problema da humanidade: a poluição e a constante degradação do Planeta Terra. O referido projeto tem vindo a ser desenvolvido pelos alunos do 2º Ciclo e respetivos professores, tendo como coordenador o professor Manuel Gaspar.
A sexta reunião de coordenação, assim como o terceiro encontro de alunos, decorreu durante a semana de 5 a 9 de maio, na Escola Polaca “ZESPÓL SZKÓL NR 9, localizada na cidade de Wroclaw, onde participaram várias dezenas de alunos e professores dos sete países Europeus, que integram o respetivo projeto, tendo Portugal sido representado por sete alunos e cinco professores, para cumprimento de um vasto plano de atividades, na sua maioria ligadas à preservação do meio ambiente, conhecimento dos aspetos culturais, lecionação de alguns temas pelos professores estrangeiros, jogos desportivos, danças e cantares, concerto executado pelos alunos Polacos dos cursos de música, visita ao “Centennial Hall and Japanese Garden”, assim como uma visita ao “Education and Ecology Centre em Myslibórz.
O programa de intercâmbio entre escolas e mobilidade de alunos previsto neste projeto, fará com que estes tenham oportunidade de visitar outras escolas, cidades e países, ajudando-os a desenvolver a sua consciência europeia e sensibilizá-los para a diversidade cultural.
Para a maioria dos alunos, esta foi a primeira grande experiência das suas vidas, tendo sido, neste contexto, muito importante o papel do professor, favorecendo o exercício de uma cidadania europeia activa. Para além de potenciar a mobilidade de alunos e de pessoal educativo nos diferentes Estados-membros da União Europeia, o projecto procura incentivar o uso de uma língua comum, o Inglês, o que facilitará a comunicação e a superação das diferenças entre as escolas participantes.
Foto (da esquerda para a direita)
Ana Paula, Joana Varela, João Paulo Carvalho, Cátia Pombinho, Catarina Advinha, Paula Figeira (Diretora do AVP), Margarida Rita, David Moura, Manuel Gaspar, Elsa Costa, Diogo Baião e Inês Rico.