Açordas
Jornal do AEP
  • 1ª Página
  • Papa - Açordas

Carnaval em Vera Cruz - 2011

15/3/2011

 
No dia 4 de Março, realizámos mais um desfile de carnaval em Vera Cruz. O tema escolhido foi "O Sítio do Pica-pau Amarelo", pois fomos assistir à peça de teatro no Politeama, em Fevereiro. Este ano, resolvemos construir os fatos com materiais de desperdício e reaproveitamento de roupas, que foram modificadas de acordo com as personagens. Aqui vos deixamos algumas fotografias para verem como resultou o nosso trabalho…
EB1/JI Vera Cruz

Carnaval na escola EB1/JI de Santana

11/3/2011

 
Algumas repórteres do Açordas resolveram fazer uma reportagem sobre o Carnaval na EB1/JI de Santana.
Resolvemos entrevistar uma das funcionárias da escola.
Açordas - Nós somos repórteres do jornal escolar “Açordas” e gostaríamos de fazer algumas perguntas sobre como festejaram o Carnaval aqui na escola.Funcionária – Realizámos um desfile pelas ruas de Santana.
Açordas – Existiu algum tema especifico para o desfile?
Funcionária – Sim, o tema escolhido foi "O Sitio do Pica-pau Amarelo" .
Açordas – Os pais e Encarregados de Educação foram convidados para colaborar na festa?
Funcionária – Sim, foi realizado pelos Encarregados de Educação pela Animadora Ana  Sofia Vital, uma pequena cena sobre a história da Branca De Neve e os Setes Anões.
Açordas – Obrigado pela sua disponibilidade. Boa tarde. 
Funcionária – De nada. Boa tarde.
Repórteres: Liliana e Márcia - 9.ºB
Picture

"À Descoberta do Concelho" - Intercâmbio entre Jardins de Infância do AVP

11/3/2011

 
“À Descoberta do Concelho” Intercâmbio entre Jardins de Infância

No dia 3 de Março, os Jardins de Infância de S. Bartolomeu do Outeiro, de Oriola e de Santana, deslocaram-se ao Jardim de Infância de Amieira para, dando cumprimento ao Projecto “À Descoberta do Concelho”, conhecer o património de Amieira e conviver com as crianças deste Jardim de Infância. Visitámos a Marina de Amieira, a Praça de Touros e a escultura que representa uma pega, passeámos na rua da aldeia, almoçámos no restaurante do Pedro. No Jardim de Infância, fizemos moinhos de papel e brincámos com eles. A visita valeu pelos conhecimentos adquiridos e pelo convívio entre as crianças dos vários Jardins de Infância. Nos próximos dias, 7 de Abril e 5 de Maio, outras salas de Jardim de Infância do nosso Agrupamento visitarão o Jardim de Infância de Amieira.

Departamento de Educação Pré-Escolar

Rádio Escolar - Entrevista à professora Cristina Costa

4/3/2011

 
O Açordas esteve à conversa com a professora Cristina Costa, para conhecer e poder dar a conhecer o projecto ligado à Rádio Escolar. Eis o que a professora nos contou:
♦ A Rádio Escola "Tal e Qual" tem como finalidade criar um espaço lúdico-cultural onde sejam desenvolvidas actividades no âmbito radiofónico podendo ser aproveitada para divulgar iniciativas científicas, culturais e outras.
Este projecto dá oportunidade aos alunos de serem autónomos, dinâmicos, e participativos cumprindo os objectivos previamente delineados e contribuindo, assim, para a dinamização do espaço escola.
♦ Este é um espaço de alunos e para alunos. Quem quiser participar neste projecto basta dirigir-se ao nosso estúdio e inscrever-se. Aqui solicitamos aos animadores de rádio que apresentem a sua disponibilidade e façam uma breve descrição da proposta de programa, que posteriormente será analisada.
♦ Basicamente, a rádio irá funcionar nos intervalos, por forma a não perturbar o regular funcionamento da vida da comunidade escolar. Assim, todos poderão ouvir a nossa rádio nos seguintes períodos: 10.15h-10.35h; 12.05h-12.15h; 13.00h-14.00h; 15.3h15.40h.
♦ Os professores Cristina Costa e Luís Silva são os responsáveis pela Rádio Escola.
♦ Iremos ter diversos programas dedicados à música (Música 4ever, New Cifras, Metal Magazine), uma rubrica reservada a entrevistas com diversos convidados (Direito à Palavra), iremos passar breves notícias da escola; adivinhas; meteorologia…
Todas estas actividades são elaboradas com o objectivo de dinamizar e animar a grelha de programação da rádio.
♦ A visita de estudo realizada no dia 09 de Fevereiro às instalações da Rádio Vidigueira creio que ajudou bastante os nossos animadores a inteirarem-se das suas responsabilidades. Alguns elementos participaram num programa em directo com a locutora. Esta visita proporcionou aos alunos uma experiência nova muito enriquecedora.
Em conversa com os alunos também eles confirmaram que tinham gostado bastante da experiência e de ver os discos, os aparelhos que mediam o volume e controlavam os microfones e principalmente de participarem num programa da rádio com os locutores.
Bom trabalho a todos!!!

Assembleia de Alunos - Entrevistas

4/3/2011

 
Este ano a nossa escola criou uma assembleia de alunos.
A este propósito fomos entrevistar o professor Luis Silva, Adjunto do Director, que tem dinamizado estas sessões.

Entrevistámos ainda os nossos  colegas, Sara Mendes e Miguel Advinha, Presidente e Vice-Presidente da Assembleia, respectivamente.

Olá Professor Luís. Nós somos repórteres do Açordas e viemos entrevistá-lo sobre a Assembleia de Alunos.
1. Como surgiu a ideia de criar uma assembleia de alunos?
A ideia surgiu porque, ao ser elaborado este organismo, daremos voz aos alunos tornando-os mais participativos na vida escolar.
2. Quais os objectivos para a assembleia de alunos?
Fazer com que os alunos se responsabilizem também pela criação de um ambiente escolar melhor para todos, não abdicando de dar a sua opinião mas ao mesmo tempo reflectir sobre posturas e comportamentos em geral. Ou seja, um órgão onde estão todos os delegados e subdelegados é uma forma de reconhecer a importância destes papeis procurando que os mesmo tenham uma influência positiva junto dos restantes colegas. Para além disso, como disse atrás, nós enquanto direcção da escola entendemos que é importante ter conhecimento acerca de todas as expectativas que os alunos têm em relação ao funcionamento geral da mesma.
3. O que pretendem discutir nas reuniões?
Antes de qualquer reunião , é suposto que os delegados recolham junto dos colegas de turma, propostas de assuntos  para discutir na assembleia. Depois entregam-me essas propostas e eu faço uma análise seleccionando os pontos mais significativos, que passam a constituir a ordem de trabalhos da reunião. Isto é, todos os assuntos a debater na assembleia de alunos, são propostos pelos mesmos, embora a sua discussão na reunião seja coordenada por mim. Assim sendo, qualquer assunto que possa ser importante para os alunos acabará por ser eventualmente debatido na assembleia .
Obrigada.

Entrevista à Presidente da Assembleia de Alunos - Sara Mendes
1.  Qual a sensação de ser Presidente da Assembleia de Alunos?
É um cargo muito importante, porque tenho de dar o exemplo perante os outros colegas e também ter muita responsabilidade.
2.  Qual o teu papel nas reuniões?
Ouvir os assuntos abordados para transmitir aos outros alunos.
3.  Quais os assuntos abordados nas reuniões?
Os assuntos a ser abordados nas reuniões são os comportamentos dos alunos, a manutenção da escola e alertar para outros assuntos mais importantes.


Entrevista ao Vice-Presidente da Assembleia de Alunos
1- Qual é a sensação de ser Vice-Presidente da Assembleia de estudantes ?
Qual o seu papel nas reuniões da assembleia?
R :- É um cargo de muita importância e responsabilidade, que tem como papel ajudar a Presidente a discutir sobre os assuntos de interesse dos alunos e do seu bem-estar nesta escola . Tento também ajudar a resolver os problemas de que os alunos se queixam em relação ao bem-estar da escola.
Qual  é a diferença entre o papel de Vice-Presidente e o papel de Presidente?
R:   Eu acho que o Vice-Presidente tem mais como  papel na assembleia ajudar a presidente a tomar decisões e a resolver diferentes assuntos para o bem estar da escola . E o papel de Presidente é mais de tomar as decisões certas . 


Repórteres do Açordas: Carolina, Paula e Rute - 9.ºA e B

EXPOARROZ

4/3/2011

 
No dia 11 de Março vai realizar-se a Expoarroz, na sala multiusos da nossa escola. Está a ser organizada pelos alunos dos 7.º anos e irá decorrer entre as 18:30 e as 20 horas. Esta exposição surgiu a partir da leitura do conto “Arroz do Céu”, que fala de um limpa-vias pobre, cujo único alimento era o arroz desperdiçado nos casamentos. Assim os sétimos anos vão apresentar várias coisas relacionadas com o arroz, como por exemplo, o seu cultivo, valor nutritivo, receitas, entre outros e vai contar com um desfile de fatos de cerimónia de casamento chineses, indianos e portugueses.
Repórteres do Açordas, 7º ano

Semana da Ciência- EB 2,3 D. João de Portel

4/3/2011

 
A Semana da Ciência decorreu entre os dias 14 de Fevereiro, segunda-feira, e 17 de Fevereiro, sexta-feira, na nossa escola. Foi dinamizada pelos professores de Matemática e Ciências, com o objectivo de aproximar os alunos das diferentes situações que as ciências podem oferecer.
No Laboratório de Ciências houve muitas actividades para saber e aprender. Vimos no microscópio uns seres vivos muito pequeninos que a olho nu não se conseguiam ver provenientes de uma água muito suja num recipiente. Logo de seguida fomos ver duas simulações de vulcões: um com bicarbonato de sódio, corantes, detergente da roupa e vinagre e outro com dicromato de amónio, fita de magnésio, fósforos e areia, que começou a fazer cinzas pretas e a deitar para o ar e muito fumo. Depois no laboratório havia muitos lírios e a experiencia era escolher uns corantes e pormos no caule da flor para ela ir mudando de cor.
No laboratório de Físico-Química fizemos pega monstros, vimos um ovo a entrar numa garrafa, a capacidade do volume na água com plasticina, distinguimos os vários cheiros, dança das cores, o papel com álcool e água que não ardia, o mergulhador, energia magnética, experiência da coca-cola. Neste laboratório estavam também a apresentar as experiências os alunos do curso de Viticultura.
Na sala de multiusos decorreu a exposição de matemática.
Segundo o professor Paulo, de Ciências Naturais, “Correu tudo dentro do previsto, os alunos gostaram.”

Espectáculo de HIP-HOP

1/3/2011

 
No passado dia 21 de Fevereiro, no Auditório Municipal de Portel, realizou-se uma dança de hip-hop organizada pela professora da actividade de enriquecimento curricular de Educação Física Isa Farinha, onde estiveram presentes muitos alunos do centro escolar e da escola EB 2,3 D. João de Portel.
Pelas 15:00 horas deu-se início a um espectáculo de cortar a respiração a todos os presentes.
Quando as luzes se apagaram, o público soltou uma grande salva de palmas. No palco acenderam-se as únicas luzes importantes e com muita vivacidade entraram os dançarinos, com muito empenho e ardor, que se transformaram em passos de dança mágicos.
No final o público aplaudia de pé, batendo as palmas, o que significava que adorou o espectáculo.
Esperamos por outro igual!
Professor Rebelo e Repórteres do Açordas - Joana Paquete e Raquel Cetra - 8ºB

Recepção aos Professores do Projecto Comenius - "Connecting Europe Through Mathematics – Developing New Teaching Strategies”

1/3/2011

 
No dia quinze de Fevereiro, os alunos do 5º ano de escolaridade fizeram uma recepção aos professores do Projecto Comenius, com a apresentação de uma canção tradicional alentejana, cuja letra original foi elaborada pelas alunas Dora Ferreira, Ana Dionísio do 5º B e Rita Brancas do 5º A na disciplina de Área de Projecto “À Descoberta das Tradições”.  A composição da música e o respectivo ensaio ficou a cargo do professor de Educação Musical, Nelson Mendes.
Professoras: Angélica Salvado e Susete Petronilo

“Welcome Drink” SEF/SM dá as boas-vindas aos parceiros do Projecto Comenius “CONNECTING EUROPE THROUGH MATHEMATICS - DEVELOPING NEW TEACHING STRATEGIES”.

1/3/2011

 
Aconteceu, no dia 14 de Fevereiro, um “Welcome Drink” na nossa Escola. Teve como objectivo dar as boas-vindas aos parceiros do Projecto Comenius “CONNECTING EUROPE THROUGH MATHEMATICS - DEVELOPING NEW TEACHING STRATEGIES”.
Este “Welcome Drink” foi preparado e protagonizado por nós, alunos do CEF de Serviço de Mesa, no âmbito da disciplina de Serviços Especiais de Mesa. Nos “bastidores” a diversão e o espírito de trabalho imperaram, pois preparámos canapés diversos, uns com alface, tomate e pepino com pasta de atum, outros simplesmente vegetarianos e, ainda, alguns com queijo creme, todos decorados com azeitonas, cornichons, pimento e beterraba. Houve, também, tempo para a preparação de tapas de pão com queijo, com enchidos regionais e com fiambre. Quando os nossos convidados chegaram, estava tudo com um aspecto delicioso e foi nessa altura que colaborámos na recepção feita aos mesmos, servindo-os de acordo com os procedimentos adequados para o efeito. Com delicadeza e boa disposição, servimos as bebidas, os canapés e as tapas preparadas. Além de todo este trabalho desenvolvido, e como o Welcome Drink coincidiu com o Dia de S. Valentim, decidimos presentear os nossos convidados com uma pequena exposição subordinada ao tema “Pares Românticos”. Como tal, preparámos previamente, no âmbito das disciplinas de Português, Inglês e Espanhol, alguns materiais sobre os pares românticos “Pedro e Inês”, “Romeo and Juliet” e “Don Quijote y Dulcinea”. No final do dia, ficámos com a certeza de que nos esforçámos muito e demos o nosso melhor… e na verdade até recebemos alguns elogios!
Alunos do CEF-SM
<<Anterior
Seguinte>>

    Arquivos

    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Junho 2011
    Maio 2011
    Abril 2011
    Março 2011
    Fevereiro 2011

    Janeiro 2010/2011
    1.º Período 2010/2011
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.