Açordas
Jornal do AEP
  • 1ª Página
  • Papa - Açordas

Biografia de S. Martinho

15/11/2013

0 Comentários

 
Martinho nasceu na cidade de Sabaria, na atual Hungria.

Aos 15 anos, o pai alistou-o no exército romano, contra a vontade do próprio S.Martinho. Porém, a sua vocação religiosa nunca foi posta em causa e mais tarde tornou–se monge e discípulo do bispo Santo Hilário, que o ordenou diácono.

Reza a lenda que D. Martinho era um valente soldado romano que regressava de Itália. Atravessava os Alpes e o dia estava muito frio e ventoso.

Aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas velhas e rotas e pediu-lhe esmola. Porém S. Martinho nada tinha para lhe dar, pegou na sua espada, cortou a sua capa e deu metade ao pobre.

De repente o mau tempo desapareceu. Parecia um dia de verão.

Diz-se que isto aconteceu como recompensa pela bondade de S. Martinho. É por isso que todos os anos, na altura do outono, durante cerca de três dias, o tempo é mais quente - o verão de S. Martinho.

O Magusto é comemorado no dia 11 de Novembro, data em que foi sepultado na cidade de Tours. Há diversas tradições festivas ligadas a esta data e que apelam ao convívio e à solidariedade.

Cecília Deodato
 Imagem
0 Comentários

De onde vêm as castanhas?

15/11/2013

0 Comentários

 
O Magusto é celebrado por todo o país. Em algumas regiões comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água pé. Há um facto que é geral a todas as regiões, em todas as terras as pessoas assam as belas castanhas.

Os homens usam normalmente assadores e para dar um bom sabor às castanhas, utilizam sal.

Os castanheiros existem com abundância no norte de Portugal, sobretudo na região de Trás-os-Montes. Este fruto está na árvore, protegido por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão. 

Sabias que a castanha era a base da alimentação na Europa, especialmente no campo? Só foi substituída pela batata no século XVII. 

 Ana Rita Coelho, 5º C
 Imagem
 Imagem
0 Comentários

poesia realizada no dia das bruxas em oriola - A BRUXA - 

8/11/2013

1 Comentário

 
 Imagem
 Imagem
 Imagem
1 Comentário

    Arquivos

    Maio 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Novembro 2012
    Abril 2012
    Janeiro 2012
    Novembro 2011
    Junho 2011
    Março 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.