A partir da leitura e análise da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, na disciplina de Português, a qual encerra uma dura crítica à sociedade do século XVI, em Cidadania e Desenvolvimento foram analisados os comportamentos e valores aí presentes, tendo os alunos produzido pequenos textos como resultado da análise comparativa entre as críticas sociais retratadas na obra estudada e os vícios sociais que existem na atualidade.
Seguidamente, em Educação Visual, os alunos produziram ilustrações alusivas às diferentes personagens da obra, caracterizando-as em função dos símbolos de cada uma e da sentença final a que foram sujeitas. Todos os trabalhos estiveram disponíveis para uma votação online, criada na disciplina de TIC, e os alunos das duas turmas de 9.º ano foram convidados a eleger a melhor ilustração.
Os lugares do pódio foram ocupados pelas seguintes alunas:
1.º Lugar – Bárbara Desidério (9.º A);
2.º Lugar – Margarida Fonseca (9.º A);
3.º Lugar – Rafaela Colaço (9.º B).
Nas línguas estrangeiras, os alunos fizeram pesquisas sobre ONG e prepararam, em suporte digital (Prezi, Geneally, Powerpoint), as suas apresentações. Posteriormente, fizeram a apresentação oral em inglês e espanhol/ francês.
Partilhamos com a comunidade educativa os trabalhos de ambas as turmas, destacando os vencedores. Parabéns a todos pelo empenho demonstrado e o envolvimento nas atividades propostas!
Os professores Patrícia Vieira, Felisbela Rosado, Paula Marques, Ana Margarida Santos, Paulo Leão, Sónia Crujo, Elisabete Conceição e Rosa Chambel.