A equipa d'O Açordas agradece a colaboração da turma do 9º C.
|
O Açordas é o Jornal Online do Agrupamento de Escolas de Portel. Aqui pretendemos dar a conhecer todas as atividades e iniciativas do nosso Agrupamento.
E, caso queiras colaborar connosco, ou ajudar-nos a melhorar com as tuas opiniões ou sugestões, envia-nos um e-mail para:
A nossa turma participou na atividade que decorreu no dia 14 de novembro com as turmas do pré-escolar para assinalar o Dia Internacional da Diabetes. Fomos apresentar o filme “Ups a Mãe da Madalena Tem Diabetes” em que a turma participou, e foi vencedor na DGS; este filme foi realizado na Disciplina de Cidadania e Físico-química (PES). Esta atividade foi feita no pré-escolar porque numa das turmas está um menino que tem esta doença. Gostámos muito de participar nesta iniciativa porque para além do nosso filme, os meninos viram também o filme “A Matilde e os Seus Diabetes”, feito pela turma do 8º A, envolvendo as disciplinas de Cidadania, Português, Espanhol e Inglês. A Matilde (que também tem diabetes) leu uma história infantil sobre este tema. Nesta atividade também estiveram presentes as enfermeiras da UCC de Portel, a equipa do GAAF e a professora Albertina Fonseca que também esclareceu algumas dúvidas sobre a doença, uma vez que também tem diabetes. Foi uma atividade muito importante e achamos que ajudou muito em termos de prevenção e cuidados a ter com a diabetes. A equipa d'O Açordas agradece a colaboração da turma do 9º C.
0 Comments
A nossa turma, no dia 14 de novembro, visitou as instalações dos Bombeiros Voluntários de Portel. Fomos acompanhados pelas professoras Paula Marques e Sónia Romão; o nosso objetivo foi entrevistar alguns elementos da corporação e perceber o funcionamento desta instituição. Procurámos também saber quais os bens que são necessários na instituição, uma vez que na atividade “Mesas de Natal Solidárias” a nossa turma escolheu ajudar os bombeiros.
O subcomandante convidou-nos a conhecer o espaço e algumas viaturas de socorro, duas ambulâncias do INEM em particular. Foi muito importante percebermos a importância desta profissão, os equipamentos, atividades e serviços que são disponibilizados para ajudar a população. Alguns colegas mostraram-se interessados em desempenhar esta função no futuro. A equipa d'O Açordas agradece a Turma do 7º A . Olá a todos Hoje dia 20 de novembro assinala-se o Dia Nacional do Pijama para lembrar o Direito fundamental de todas as crianças terem uma família. Este ano tivemos a história do Galo Galaró com a mensagem de que, se soubermos acolher e acreditar nos mais frágeis, também eles com persistência e amizade poderão triunfar. Neste caso, o nosso galo gago até ganhou um concurso de canto! Todas as salas de EPE do AEP em parceria com a Biblioteca Escolar prepararam a comemoração deste Dia que, este ano se realizou no Estaleiro da Junta de Freguesia de Monte do Trigo. Houve lugar a um teatro de fantoches apresentado pelas doentes, lanche convívio, canção e dança do Dia do Pijama e no final construímos o nosso Galo Galaró, previamente elaborado por todas as turmas envolvidas. Reinou a boa disposição e a alegria contagiante das crianças. Desta forma, quero agradecer a todas as famílias que colaboraram com os donativos para a vertente social deste peojeto, à professora Carla Valente que ajuda a tornar estes momentos possíveis e inesquecíveis e, não menos importante, à Junta de Freguesia de Monte do Trigo que tão gentilmente nos cedeu o espaço, o som e ainda ofereceu o lanche para todos, crianças e adultos. Até à próxima ! A equipa d'O Açordas agradece a educadora Teresa Seatra e os meninos do JI de Monte do Trigo.
No âmbito da celebração do Halloween e do Día de Los Muertos, as docentes Carla Guerreiro, Célia Mira e Elisabete Conceição juntaram as festividades, traduzindo-se numa exposição ao tema com trabalhos dos alunos do AEP, na Biblioteca Escolar.
Esta exposição envolvendo o 1º, 2ºe 3º ciclos de ensino do AEP, mostrou, mais uma vez, belíssimos trabalhos realizados pelos alunos do AEP, provando o enorme talento artístico que existe, através de máscaras inspiradas no universo típico do Halloween/Día de los Muertos e que marcam sempre presença nesta altura do ano. As máscaras que se destacaram em cada ciclo foram premiadas e aproveitamos para agradecer a Porto Editora, pelo seu generoso contributo. Os premiados foram: - 1º ciclo: Manuel Gonçalves, Joana Manzoupo e Maria Moedas (3º ano_Portel); - 2º ciclo: Emília Dias (6ºA); José Ferreira (5ºA) e Naiara Santos (6ºA); - 3º ciclo: Beatriz Rita (7ºA), Mara Bico (8ºA), Bernardo Raposo (9ºA); Martim Ferreira (9ºA) e Carolina Pires (9ºC). Para além da exposição, foram desenvolvidas em sala de aula atividades pedagógicas e lúdicas de modo a contextualizar a exposição final. Aqui fica uma pequena amostra da exposição. A equipa d'O Açordas agradece a colaboração das docentes Carla Guerreiro, Célia Mira e Elisabete Conceição. Olá a todos, Hoje, dia 18 de novembro, sob o mote " Vai tudo para a rua", gostaríamos de partilhar o envolvimento da turma A e JI de Monte do Trigo nesta iniciativa, centrada no património local, que visa estimular o interesse e valorização dos elementos culturais e históricos da nossa localidade. No âmbito deste projeto (PNA), realizamos, como primeira atividade, um registo fotográfico das crianças a explorar e refletir sobre os espaços e monumentos do nosso património local. Através deste exercício, pretendemos sensibilizar os alunos para a importância da preservação e divulgação do nosso legado histórico, ao mesmo tempo que fomentamos o seu olhar criativo e observador. O registo fotográfico visa o lançamento do nosso trabalho. As imagens captadas farão parte de uma exposição ou publicação que será posteriormente partilhada com a comunidade escolar e local. Até à próxima! A equipa d'O Açordas agradece a colaboração dos Alunos da turma A e Jardim de Infância de Monte do Trigo e das docentes Albertina Nunes e Teresa Seatra. No dia 11 de novembro, voltámos a cumprir a tradição no centro escolar de Portel. Realizámos o nosso magusto; as castanhas estavam quentinhas e boas. Antes disso, dramatizámos a lenda de S. Martinho e iniciámos o nosso projeto da biblioteca humana; contamos com a presença de alguns idosos da ADA que nos vieram contar como comemoravam o S. Martinho quando eram pequeninos. Foi muito interessante. Um grande agradecimento à CMP e à nossa junta de freguesia. A equipa d'O Açordas agradece a colaboração da professora Angélica Nogueira.
No âmbito das celebrações do “Día de Muertos”, tradição profundamente enraizada na cultura mexicana, as turmas B e C do 9º ano de escolaridade criaram um altar dedicado a Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas da língua portuguesa. Este altar não só é um tributo à sua obra e influência literária, mas marca o início das comemorações dos 500 anos do nascimento do autor d' Os Lusíadas, que se celebram ao longo do ano letivo, no nosso agrupamento.
O altar de morte, tradição do México para recordar e homenagear entes queridos falecidos, é uma poderosa representação de símbolos e crenças, onde a morte é vista como parte do ciclo da vida. Entre flores coloridas, velas e objetos representativos, o altar dedicado a Camões é uma celebração à sua vida e às suas contribuições para a literatura mundial. Além desta homenagem, os alunos do 9.º ano irão explorar o legado de Camões através do DAC “Reinventando Camões: com linguagem contemporânea, na arte contemporânea, no Estado Novo e nos hábitos alimentares”. O projeto inclui uma exposição onde será feita uma reinterpretação criativa da sua obra, associando o AEP às comemorações nacionais do V Centenário do Nascimento de Camões, no âmbito da iniciativa da RBE “Camões, Engenho e Arte”. Entre as atividades, destaca-se também a produção e apresentação da peça Os Lusíadas, em busca do descomplicómetro. Esta adaptação inovadora d' Os Lusíadas tem como objetivo tornar o épico de Camões mais acessível e cativante, oferecendo à comunidade escolar e local uma forma lúdica e envolvente de conhecer a riqueza da obra. Com estes eventos e atividades, a nossa escola convida toda a comunidade a redescobrir e celebrar o engenho e a arte de Camões, explorando o seu impacto de forma contemporânea e inovadora. A equipa d’O Açordas agradece a colaboração da professora Elisabete Conceição. Ainda sobre o MIBE… e sobre ligar comunidades. Esta atividade, inspirada no World Café, juntou durante uma semana, em diferentes sessões, os alunos da D. João de Portel, que estiveram, na Biblioteca Municipal de Portel a pensar sobre assuntos muito sérios: De que bibliotecas precisamos? Como serão no futuro? O branco das mesas, prontas para receberem as ideias e os rabiscos, não intimidou os alunos. Foram muitas as sugestões e bastante pertinentes. O futuro das bibliotecas está nas mãos dos seus utilizadores… E todos estamos conscientes de que só assim podemos traçar um caminho mais próximo dos nossos utilizadores. Agradecemos às professoras de Cidadania a disponibilidade para desenvolver mais esta atividade da Rede de Bibliotecas do concelho de Portel. A equipa d'O Açordas agradece a colaboração da professora bibliotecária. Iniciámos, nesta semana, o projeto Biblioteca Humana, no Centro Escolar de Portel. Com o tema do São Martinho, convidámos os utentes do Centro de Dia da ADA de Portel para estarem connosco e partilhar vivências de outros tempos. Ouvimos e conhecemos outras realidades e até houve tempo para cantar. Esta será uma forma diferente de aprender na nossa biblioteca escolar, pois as pessoas também são “livros” com histórias de vida que devem ser partilhadas. No final, foi o momento de comer castanhas e surgiram muitos sorrisos nos miúdos e nos mais graúdos. Agradecemos a todos os participantes bem como aos responsáveis da ADA por mais esta parceria.
A equipa d'O Açordas agradece a colaboração da professora bibliotecária . Na segunda-feira, a escola amanheceu com uns cogumelos um pouco estranhos. Procurámos nas aplicações da internet e descobrimos que se chamavam Coprinus comatus e que, em Portugal, são frequentes no Alentejo. Pode ter os nomes vulgares de Coprino-cabeludo , Coprino-barbudo ou Gota-de-tinta. Tem um chapéu branco com 3-6 cm de diâmetro e 5-20cm de altura, coberto com escamas esbranquiçadas. Há uns anos, na Segunda Guerra Mundial, os alemães, para garantirem que os documentos escritos eram verdadeiros, misturavam a tinta deste cogumelo (quando está maduro) com tinta da china. Assim quando lhes entregavam um documento secreto, eles com um microscópio, observavam para encontrar os esporos deste cogumelo, pois se não tivesse, essa carta não tinha sido enviada por outros alemães." A Equipa d' O Açordas agradece a colaboração das alunas Leonor Cordeiro e Sofia Ferreira, do Clube do Ambiente. A tradição ainda é o que era...foi o lema que juntou os alunos, professores e assistentes operacionais na festa do Magusto realizada na escola de Santana. Agradecemos à Junta de Freguesia de Santana e à Câmara municipal de Portel que mais uma vez contribuíram para a realização deste lanche convívio. O JI de Vera Cruz participou no exercício público A Terra Treme, no dia 5 de Novembro, pelas 11h05m.
|
Histórico
Dezembro 2024
|